Tags

, ,

download (2)

Completei a trilogia 1808, 1822 e 1889. Terminei 1889 recentemente. Gosto muito de história e de fatos reais, prefiro quando é romanceada e bem escrita.

O livro vai contando detalhes e costurando como chegamos a nossa independência.

O capítulo mais interessante é sem dúvida, o que descreve D. Pedro II. Foi interessante descobrir fatos divertidos e curiosos como saber que foi ele quem facilitou a descoberta do telefone, após dar visibilidade ao Graham Bell. Também gostei de saber que D.Pedro II era extremamente culto e tolerante  inclusive em relação aos seus opositores. Tanto que o presidente da Venezuela Rojas Paúl comentou ao ficar sabendo da queda do Império: Foi-se a única República da América.

Nos outros capítulos há esperado dos seres humanos, mudanças radicais de opinião e no rumo dá história por motivos banais e de vaidade como marechal Deodoro da Fonseca, que embora monarquista se deixou mover por mágoas pessoais para derrubar o império.

Com excessão do capítulo do D pedro II, que li em algumas horas, os outros capítulos foram mais lentos, mais arrastados. Não é um livro completamente agradável, mas vale para conhecer a história do nosso próprio país.

images

Anúncios